Motor de Busca: Sibul
Url: http://ulisses.sibul.ul.pt/
O que é o SIBUL:
O SIBUL (Sistema Integrado das Bibliotecas da Universidade de Lisboa) é um projecto cooperativo, coordenado pelo Serviço de Documentação da Universidade de Lisboa (SDUL) que se propõe fomentar a partilha de recursos existentes e planos de cooperação, quer a nível das suas unidades orgânicas, quer com outras instituições. O Projecto SIBUL assume-se como alicerce da política de informação da Universidade de Lisboa (UL), trazendo a todas as Bibliotecas da Universidade a possibilidade de usufruírem das vantagens de um sistema integrado que lhes permite rentabilizar os seus investimentos, com menor custo e eficácia acrescida.
Os objectivos do SIBUL são:
Criar e gerir o Catálogo Colectivo das bibliotecas da Universidade de Lisboa de forma a melhorar a eficácia da investigação e do ensino, aumentando os recursos disponíveis de forma imediata.
Melhorar a produção científica, potenciando o acesso da comunidade universitária às colecções bibliográficas existentes, através da informação bibliográfica e do empréstimo interbibliotecas;
Melhorar os serviços biblioteconómicos existentes e minorar os custos do tratamento documental através da partilha de recursos existentes, nomeadamente registos bibliográficos e de autoridade
Promover planos de cooperação, serviços biblioteconómicos conjuntos, aquisição partilhada de recursos e a ligação a redes nacionais e internacionais num sector em que esta é particularmente necessária e possível de fazer;
Estabelecer políticas de desenvolvimento das colecções que evitem duplicações desnecessárias e que assegurem a existência de materiais de vital importância para a comunidade académica
Testar e fomentar a aplicação das novas tecnologias da informação aos serviços biblioteconómicos e potenciar a formação tecnológica do pessoal que trabalha nas bibliotecas;
Colaborar noutras iniciativas que surjam no âmbito da cooperação interbibliotecas e de catálogos colectivos, especialmente ao nível universitário.
As bibliotecas cooperantes deste catálogo são as seguintes:
- Biblioteca do Centro de Estudos Geográficos
- Biblioteca do Centro de Linguística
- Biblioteca do Complexo Interdisciplinar
- Biblioteca da Faculdade de Belas-Artes
- Biblioteca da Faculdade de Ciências
- Biblioteca da Faculdade de Direito
- Biblioteca da Faculdade de Farmácia
- Biblioteca da Faculdade de Letras
- Biblioteca da Faculdade de Medicina
- Biblioteca da Faculdade de Medicina Dentária
- Biblioteca da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
- Biblioteca do Instituto Bacteriológico de Câmara Pestana
- Biblioteca do Instituto de Ciências Sociais
- Biblioteca do Instituto Geofísico Infante D. Luís
- Biblioteca do Museu de Ciência
- Biblioteca do Museu Geológico e Mineralógico
- Biblioteca do Museu Laboratório e Jardim Botânico
- Biblioteca do Observatório Astronómico
- Centro de Documentação Europeia
- Serviços de Documentação da Universidade de Lisboa – Reitoria
No SIBUL é possível encontrar 4 tipos de pesquisa:
- Pesquisa simples: Este tipo de pesquisa é muito simples e por isso um pouco incompleta quando tentamos investigar conceitos mais complexos. É simples, uma vez que, apenas nos fornecem um índice do termo em estudo bem como as palavras adjacentes incluídas.
- Pesquisa avançada: Esta pesquisa é bem mais precisa e avançada do que a anterior porque, nos fornecem mais campos para limitar a nossa pesquisa ( ex:Assunto, autor e título) bem como a inclusão das palavras adjacentes.
- Pesquisa multi-campo: Na pesquisa multi-campo podemos limitar ainda mais a nossa pesquisa em assunto, autor, título, palavras do título, ano, editor e a inclusão de palavras adjacentes.
- Pesquisa multi-base: Esta pesquisa permite-nos seleccionar a base de dados que queremos para o estudo. As universidades à escolha vão desde da Universidade de Lisboa até à do Minho. As palavras adjacentes são também opções na pesquisa.
Conclusão: Em suma este motor de busca pode ser considerado muito importante pois dá a possibilidade ao utilizador de encontrar inúmeras obras das várias faculdades.
Sem comentários:
Enviar um comentário